A Alma Manda

por Carlos Nunes

Como Mudar o Passado.



O passado pode ser mudado!


Parece absurdo, mas é verdade. Refletindo sobre acontecimentos recentes pude entender que o passado é formado por camadas que se sobrepõe. Com a ajuda de um texto que li sabe Deus onde, compreendi que o passado é composto por três camadas sobrepostas e que basta mudarmos alguma dessas camadas para alterar, invariavelmente, nosso passado.

Melhor se explica:

A primeira camada que forma o passado é a camada dos fatos, a segunda camada é a camada das informações que temos sobre esses fatos e a terceira camada (a mais superficial) é formada pelo significado que damos àqueles fatos com base nas informações que possuímos. Complicado? Na verdade é bem simples:

Até o presente momento da história humana não é possível alterar a primeira camada, ou seja, não podemos, a exemplo de Mc mcfly e seu delorean, mudar os fatos. Contudo, as duas outras camadas podem sim ser modificadas, quais sejam: as informações que você tem sobre o fato e o significado desse fato pra você.

Pense comigo: pode ocorrer de você ter mágoa de uma determinada pessoa por algo que ela lhe fez no passado(1° camada), contudo, ao obter novas informações sobre porque ela fez o que fez (2° camada) você pode facilmente mudar o significado que aquilo teve pra você (3° camada), vindo, por exemplo, a recuperar o relacionamento perdido, sarando as feridas e liberando perdão. Assim, você acaba de mudar seu passado, vc tem uma nova história.

Mudar o passado é uma ferramenta vital para manter uma vida saudável. Reconheço que nosso passado é uma ótima biblioteca, mas que também é uma péssima bússola, afinal, amadurecemos a medida que vivemos as mais diversas experiências e devemos sempre consultar essas experiências, contudo, não devemos utilizá-lo como uma bússola, pois pautar nossas vidas com base em algo que só existem apenas em suas lembranças pode nos levar a criar paradigmas obsoletos. Invariavelmente, se não estivermos dispostos a dar novos significados a medida que amadurecemos, ficaremos com nossa biblioteca desatualizada e fadaremos a ficar desorientados.

Veja-se, não sou nenhum psicólogo, minha formação é outra, contudo, escrevo com a propriedade (mas também com a parcialidade) de alguém que viveu, nos dizeres do Rei Roberto – “tantas emoções.”

Não se preocupem se não podemos construir uma máquina do tempo e mudar a primeira camada, pois os fastos só passam a ter importância a partir do momento em que lhes emprestamos significado. Dê novos significados às experiências do seu passado.

2 comentários:

Você disse tudoooo!!!!
O ser então depende de nós, começemos então a mudar o significado...

 

Só se constróe o futuro olhando para o passado. Só devemos tomar cuidado pra não topar em alguma pedra bem à frente, no presente. Senão o presente se arrasta, o passado se eterniza e o futuro nao chega.

Paz...

 

Postar um comentário